Área do cabeçalho

Pesquisa explora o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento mais eficaz do câncer

Pesquisa para descobrir moléculas com potencial de auxiliar no tratamento de diversos tipos de câncer, tem sido desenvolvida com o objetivo de descobrir medicamentos mais eficazes para combater células doentes mais seletivas, sem prejudicar células saudáveis. O estudo foi desenvolvido pelo Laboratório de Oncologia Experimental (LOE), juntamente ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC. O projeto é liderado pelos professores Manoel Odorico de Moraes Filho, Cláudia do Ó Pessoa e Carlos Roberto Koscky Paier. 

O câncer é uma doença que gera o crescimento desordenado de células. Essa multiplicação provoca o agrupamento dessas células de forma muito rápida, formando os tumores malignos que invadem tecidos e órgãos vizinhos ou até distantes da área inicialmente afetada. Esses tumores (também chamadas de neoplasias) continuam sendo a maior causa de mortalidade no mundo inteiro, tornando o tratamento do câncer um grande desafio.

Devido à grande formação de células doentes, os medicamentos ainda não possuem uma total eficácia de afetar prioritariamente às células tumorais. Assim, os fármacos quimioterápicos acabam afetando células saudáveis, submetem os pacientes a níveis severos de toxicidade e ainda promovem a possível resistência dos tumores.

Para colaborar com os avanços de pesquisas nessa área, os pesquisadores do grupo LOE-UFC buscam o desenvolvimento de medicamentos que atuem de forma seletiva apenas nas células doentes. Dentre as moléculas com potencial anticâncer identificadas como promissoras está a classe dos pterocarpanos, que são produtos naturais com atividade biológica comprovada e são podem ser obtidos em plantas da flora brasileira. 

A capacidade de dificultar a proliferação de células cancerígenas ou causar lesões às células saudáveis (potencial citotóxico) destes compostos foi avaliada e deu origem à associação dos 5-carba-pterocarpanos, semelhante aos compostos naturais, mas com níveis mais precisos de seletividade e alto potencial antitumoral.

Fonte: Agência UFC

Mais informações: https://agencia.ufc.br/ufc-registra-39a-patente-que-possibilita-desenvolvimento-de-novos-farmacos-contra-o-cancer/