UFC desenvolve composto isolante para aplicação em antenas e radares
O Departamento de Física do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu um novo composto feito com materiais cerâmicos e com propriedades para isolar a formação de correntes elétricas. O invento tem potencial para aplicação em dispositivos eletrônicos, como radares, antenas e sensores.
O compósito – termo usado para referir-se a materiais formados pela união de outros materiais com o objetivo de se obter um produto de maior qualidade – é feito de uma estrutura cerâmica por conta de sua estabilidade térmica, isto é, as propriedades isolantes não se alteram de forma significativa com a variação de temperatura.
O grupo de pesquisadores do Departamento de Física, coordenado pelo pesquisador e professor, Antônio Sérgio Bezerra Sombra, também já vem trabalhando com a utilização de matrizes cerâmicas para outras aplicações semelhantes, como a matriz baseada em cromato de estrôncio e óxido de titânio. Todas as matrizes, aponta o professor, possuem o mesmo potencial de aplicação em dispositivos eletrônicos como antenas e radares.
Fonte: Agência UFC
Saiba mais: Novo composto isolante com potencial para aplicação em antenas e radares garante mais uma patente à UFC