Comida de conveniência: uso de apps faz brasileiros buscarem alimentos rápidos e práticos
Os brasileiros comem cada vez mais fora de casa ou por delivery, e consomem mais alimentos ultraprocessados, congelados ou enlatados – as chamadas comidas de conveniência. Isso tem sido consequência do aumento da jornada de trabalho, inovações tecnológicas na produção e armazenamento de alimentos e redução do tempo para cozinhar. É o que aponta o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em novo relatório publicado pelo Grupo de Pesquisa em Sociologia das Práticas Alimentares (SOPAS).
No documento, Maycon Schubert discute a necessidade de pensar a alimentação como um processo que resulta de várias práticas que surgem em função das mudanças na rotina alimentar. A média de tempo dedicado para afazeres domésticos (incluindo cozinhar) de pessoas ocupadas no Brasil é em torno de 18,5 horas semanais para mulheres e 10,4 para homens, segundo dados do IBGE e pesquisas anteriores. Em 2001, esses números eram de 29 horas semanais para mulheres e 11 horas para homens. Ou seja, atualmente as mulheres têm 36,21% e os homens têm 5,5% menos tempo para os afazeres domésticos do que tinham há quase 20 anos atrás.
A proposta do estudo é reconhecer que a alimentação se adaptou às novas necessidades e deixou de ser apenas um produto. “Uma análise como essa nos permite ir além da dicotomia de cozinhar do zero ou comprar a comida congelada e entender que a prática de cozinhar envolve diferentes graus de conveniência da comida. É possível comer bem e de forma rápida uma comida congelada, desde que seja nutricionalmente adequada e esteja disponível”, esclarece.
Além disso, o pesquisador também discute os efeitos das Dark Kitchens, modelo de negócio criado recentemente, com a ampliação e facilidade no uso de smartphones. “A principal característica da Dark Kitchen é que o seu funcionamento, na maioria dos modelos de negócios, ocorre sem a presença física dos consumidores, ou seja, as vendas e negociações são feitas somente através das plataformas digitais ou, ainda, em parceria com restaurantes tradicionais que, praticamente, terceirizam a cozinha. Um caso emblemático é o restaurante IT Burger, na Cidade do México, criado em 2018, que ficou famoso sem que ninguém soubesse a sua localização”, relata o pesquisador.
Fonte: Agência Bori
Saiba mais: Comida de conveniência: uso de apps faz brasileiros buscarem alimentos rápidos e práticos – Agência BORI