Área do cabeçalho

Pesquisadores da UFC criam equipamento portátil que permite análise do solo no próprio campo

Essencial para as atividades agrícolas, o solo é um recurso natural renovável que passa por avaliações físicas e químicas a fim de se otimizar o seu manejo e obter ganhos em produtividade. O método utilizado para isso tem sido a coleta de amostras e o envio delas para análise em laboratório, procedimento eficaz, mas que demanda tempo para realização.

Com o objetivo de agilizar esse processo, um produto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da Universidade Federal do Ceará trará a investigação do solo para o campo, por meio de um equipamento portátil e que pode ser manipulado pelo próprio agricultor. Chamado de “Sistema de aquisição de dados de resistência tênsil de materiais, principalmente de agregados do solo”.

Foto: Ribamar Neto / UFC Informa

O equipamento pesa apenas 18 quilos e pode ser transportado às áreas rurais para a verificação simultânea de atributos como consistência do solo seco e resistência tênsil de agregados, esses últimos formados pela união de partículas orgânicas e minerais. Indicadores da qualidade do solo, os agregados revelam parâmetros associados com a entrada e saída de ar, infiltração de água, passagem de nutrientes e outras condições necessárias para o desenvolvimento das plantas.

Fonte: Agência UFC

Uma matéria de: Cristiane Pimentel

Saiba mais: Pesquisadores da UFC criam equipamento portátil que permite análise do solo no próprio campo