Pesquisadores criam sistema para gestão da fadiga em controladores de tráfego aéreo
Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram uma ferramenta computacional dedicada ao monitoramento preventivo da fadiga em contextos críticos, como no caso de controladores de tráfego aéreo. O sistema se dedica ao monitoramento de dados em tempo real, com estratégias adaptativas de gestão de risco baseadas em evidências científicas e operacionais.
Parâmetros como carga de trabalho, tempo de atuação e fatores individuais são considerados, em um estudo que contribui para uma mudança de paradigma: da abordagem reativa — em que a fadiga é percebida apenas após incidentes — para uma abordagem preditiva e preventiva capaz de acompanhar a transição da fadiga aguda para a crônica, algo ainda não contemplado por sistemas internacionais. Os resultados foram publicados na revista Production.
A pesquisa envolveu as áreas de engenharia, ciência da computação e psicologia do trabalho, voltadas a desenvolver uma ferramenta capaz de avaliar os riscos associados à fadiga humana no controle do tráfego aéreo do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta I), em Brasília (DF).
A expectativa é de que o estudo contribua para ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, reduzindo riscos de erro por exaustão; para políticas públicas, ao oferecer um modelo que pode subsidiar diretrizes mais robustas de prevenção e gestão da fadiga; e para a ciência, ao avançar no diálogo entre engenharia, ciências humanas e computação aplicada, abrindo caminho para pesquisas multidisciplinares e práticas baseadas em evidências.
A proposta da ferramenta não substitui o julgamento humano, mas o complementa, oferecendo um suporte estratégico à tomada de decisão e à construção de políticas institucionais mais seguras”
Rodrigo Pereira Gomes, autor do estudo
Fonte: Agência Bori
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