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Jogo ajuda crianças com câncer a entender e enfrentar o tratamento

Pesquisadores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desenvolveram uma ferramenta inovadora para apoiar o cuidado de crianças com câncer. Trata-se de uma escala de letramento em saúde integrada ao jogo digital “Piratas das Estrelas”, criada para avaliar e, ao mesmo tempo, promover a compreensão das crianças sobre sua condição de saúde.

A proposta une avaliação psicométrica — método da psicologia que mede habilidades, atitudes e conhecimentos de forma estruturada — e recursos pedagógicos em um formato acessível ao público infantil, especialmente a crianças com leucemia linfoide aguda (LLA). A psicometria, campo que fundamenta essa abordagem, busca traduzir aspectos subjetivos, como compreensão e percepção, em dados mensuráveis e comparáveis.

O instrumento se baseia em quatro domínios: conhecimento sobre o câncer, tratamento e efeitos colaterais, autocuidado e hábitos saudáveis, e emoções e suporte. A escala foi incorporada ao jogo por meio de 12 perguntas objetivas e interativas, que acompanham a narrativa e o avanço das fases. Os resultados foram publicaos na Revista Brasileira de Cancerologia.

Imagem retirada de uma das fases do jogo

“Uma vez reunida toda a informação, tínhamos em mãos um documento muito adulto e com uma linguagem muito formal. Com o auxílio principalmente de técnicas pedagógicas, a gente fez essa adaptação da linguagem para que o público infantil entre 6 e 12 anos entendesse, utilizando metáforas que representassem e vinculassem o entendimento infantil a essa situação tão difícil. Além de, claro, integrar essas informações aos elementos avaliativos na narrativa do jogo”

Guilherme Kayser Prates, um dos autores do artigo

O jogo foi estruturado em capítulos e minigames, cada um correspondendo a um dos domínios da escala. Assim, enquanto joga, a criança aprende sobre o câncer e o tratamento de forma lúdica, respondendo às perguntas que avaliam seu entendimento. O formato permite que a aprendizagem e a avaliação ocorram simultaneamente, em um ambiente terapêutico e educativo.

Fonte: Agência Bori

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