Área do cabeçalho

Variações na sequência do DNA humano influenciam persistência de inflamação na raiz do dente

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Endodontia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, sob coordenação do professor Manoel Damião Sousa Neto, encontraram pequenas variações genéticas no DNA humano que podem explicar as causas de uma inflamação bucal crônica, a periodontite apical persistente (PAP). As variações (polimorfismos genéticos) estão em dois genes ligados ao controle da inflamação e ao metabolismo ósseo, respectivamente. Os resultados da pesquisa ajudam a entender por que alguns indivíduos alcançam cicatrização completa, enquanto outros continuam com a inflamação, mesmo após um procedimento odontológico bem executado.

A periodontite apical é uma inflamação crônica que ocorre na ponta da raiz do dente (periápice), geralmente como consequência de cárie profunda ou trauma que leva à necrose da polpa dental. Nesses casos, bactérias atingem o canal radicular e provocam infecção no osso ao redor da raiz. O tratamento mais indicado é o tratamento endodôntico (tratamento de canal), que remove a polpa comprometida e sela o espaço ocupado por ela. Entretanto, em cerca de 10% a 15% dos casos, a inflamação persiste caracterizando a PAP mesmo após um procedimento bem-feito.

Os polimorfismos genéticos podem modular a suscetibilidade a doenças e a forma como o organismo responde a estímulos inflamatórios. No caso da periodontite apical, genes ligados à inflamação e ao metabolismo ósseo parecem desempenhar um papel importante.

“A investigação dessas interações entre polimorfismos e sinais clínicos da inflamação pulpar tem se mostrado um campo promissor de pesquisa em endodontia, pois ajuda a compreender por que a doença pode persistir mesmo após tratamentos tecnicamente adequados”

Igor Bassi Ferreira Petean, professor do Departamento de Odontologia Restauradora da Forp

Fonte: Jornal da USP

Uma matéria de: Felipe Medeiros

Saiba mais: Variações na sequência do DNA humano influenciam persistência de inflamação na raiz do dente