Projeto de equipe brasileira vence como Melhor Conceito de Missão do Nasa Space Apps 2025
Equipe brasileira formada por cinco universitários de Aracaju (SE) foi um dos dez vencedores globais do Nasa Space Apps Challenge 2025. Os estudantes foram premiados pelo projeto PureFlow: uma plataforma interativa de engenharia de sistemas para criação, modelagem e validação da viabilidade de habitats espaciais. A proposta vai além de uma ferramenta de desenho estático, trata-se de um simulador inteligente de sobrevivência.
O sistema desenvolvido pelos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Tiradentes se integra diretamente com os dados sobre clima espacial da agência norte-americana, o API Donki. Essa conexão em tempo real permite simular se o habitat e o nível de blindagem dos equipamentos de sobrevivência escolhidos resistiriam a tempestades solares. Com isso, o projeto possibilita mais do que garantir um design possível nas condições específicas, mas também aumenta a segurança para a tripulação em missões espaciais.
Uma das integrantes da equipe que leva o mesmo nome do projeto descreve a experiência como “transformadora, marcada por aprendizado, colaboração e superação”. Lara Diniz relata que esse foi o terceiro ano em que o grupo participou do evento e que, agora, estava mais preparado. “Não entramos imaginando a vitória, mas estávamos com a confiança de quem se preparou para entregar uma solução de alto nível.”
O resultado foi divulgado em dezembro e este é o terceiro ano consecutivo em que o Brasil consegue se posicionar com pelo menos uma equipe entre os vencedores do desafio global. Também foram premiados representantes da Alemanha, do Egito, do Peru, do México, da Índia e dos Estados Unidos. Desde 2023, três equipes brasileiras ficaram entre os dez vencedores globais.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Saiba mais: Projeto de equipe brasileira vence como Melhor Conceito de Missão do Nasa Space Apps 2025




