Área do cabeçalho

Alterações climáticas podem se tornar o principal motor do declínio da biodiversidade até meados do século

A biodiversidade global diminuiu entre 2% e 11% durante o século 20 devido apenas à mudança no uso da terra, de acordo com um estudo multimodelo publicado na revista científica “Science”. As projeções mostram que as alterações climáticas podem se tornar o principal motor do declínio da biodiversidade em meados do século 21. A análise, liderada por pesquisadores da Alemanha, com participação de pesquisadores brasileiros da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), é o maior estudo de modelagem desse tipo até o momento.

Os pesquisadores compararam treze modelos para avaliar o impacto das alterações no uso do solo e das alterações climáticas em quatro métricas distintas de biodiversidade e em nove serviços ecossistêmicos.

A mudança no uso da terra é considerada o maior impulsionador da queda na biodiversidade, de acordo com a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). Para entender melhor o quanto a biodiversidade mudou nas últimas décadas, os pesquisadores modelaram os impactos das alterações no uso do solo na biodiversidade ao longo do século 20.

Fonte: Agência Bori

Saiba mais: Alterações climáticas podem se tornar o principal motor do declínio da biodiversidade até meados do século