Área do cabeçalho

Artigo analisa efeitos tóxicos da exposição de gestantes a poluentes

Um artigo de revisão liderado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) analisa evidências científicas sobre o impacto da exposição de gestantes a dois tipos de substâncias químicas, que podem prejudicar a formação do sistema nervoso central de bebês. Publicado na revista científica Journal of Hazardous Materials, o estudo foi realizado com parceria de cientistas da Universidade Internacional da Flórida e da Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Utilizados em diversos processos industriais e presentes em produtos do dia a dia – como panelas antiaderentes, espumas de combate a incêndio, tecidos impermeáveis e antimanchas, embalagens de alimentos e inseticidas – as substâncias perfluoralquiladas e polifluoralquiladas (PFAS, na sigla em inglês) são chamadas de ‘químicos eternos’ por serem muito resistentes à degradação.

Nos últimos anos, esses elementos se tornaram motivo de preocupação: as moléculas mais produzidas e mais estudadas desse grupo foram associadas a riscos graves para a saúde, o que levou a restrições de produção e uso de três desses compostos.

Além das PFAS, o artigo aborda as bifenilas policloradas (PCBs, na sigla em inglês). No Brasil, o produto comercial mais conhecido com esse tipo de composto foi o ascarel, usado como fluido isolante em indústrias, transformadores elétricos, capacitores e sistemas hidráulicos, entre outras aplicações.

Segundo os cientistas, os seres humanos são expostos de forma crônica a baixas doses desses compostos, por exemplo, através da água ou de alimentos contaminados.

Entre os fatores que levaram às restrições de PCBs e de três compostos do grupo PFAS estão: risco de câncer, problemas de imunidade, disfunção hormonal, alterações de fertilidade e impacto no desenvolvimento fetal, entre outros.

A revisão da literatura científica apontou que a exposição às substâncias durante a gestação tem sido consistentemente associada a efeitos adversos para o desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebês.  

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Uma matéria de: Maíra Menezes

Saiba mais: Artigo analisa efeitos tóxicos da exposição de gestantes a poluentes