Área do cabeçalho

Conheça as iniciativas que integram saúde humana, animal e ambiental para a prevenção dessas doenças

Neste sábado (6), é celebrado o Dia Mundial das Zoonoses, uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre esse grupo de doenças de origem infecciosa, transmissível entre animais e seres humanos. A data remete à aplicação da primeira vacina antirrábica, em 1885, criada pelo cientista francês Louis Pasteur, que representa um marco importante na prevenção das zoonoses.

Para prevenir a incidência entre a população brasileira, o Ministério da Saúde tem desenvolvido medidas a partir de uma perspectiva inovadora que relaciona visões de saúde humana, animal, vegetal e ambiental. Uma delas é a criação do Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde, que conta com representação de vinte instituições.

O que são as zoonoses

As zoonoses são doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A transmissão pode ocorrer de forma direta, principalmente através do contato com secreções (saliva, sangue, urina, fezes) ou contato físico, como arranhaduras ou mordeduras.

Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde

Neste ano, o presidente Lula, por meio do Decreto n° 12.007, instituiu o Comitê Técnico Interinstitucional de Uma Só Saúde, cuja finalidade é a elaboração e apoio para implementação de um plano de ação nacional. Ele sistematizará ações e responsabilidades de cada instituição, de acordo com as suas competências, para a prevenção e controle de ameaças à saúde, por meio de abordagem integrada e cooperativa que reconheça a conexão entre saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

De forma integrada, o grupo tem foco em ações como:

Criação do One Health Quadripartite

Essas iniciativas têm relação com o cenário internacional, com a criação da One Health Quadripartite, no âmbito das Organização das Nações Unidas (ONU). A One Health é formada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Com o objetivo de aprimorar a coordenação global, essas instituições criaram e promoveram um Painel de Especialistas de Alto Nível em Uma Só Saúde, ou One Health High Level Expert Panel, que tem a adesão do Brasil e apresenta seis linhas de atuação para todo o mundo.

Fonte: Ministério da Saúde

Uma matéria de: Nadja Alves dos Reis

Saiba mais: Conheça as iniciativas que integram saúde humana, animal e ambiental para a prevenção dessas doenças