Dez pesquisas da Universidade Federal do Ceará que mostram o impacto da ciência cearense
Indo desde a descoberta de um planeta fora do sistema solar ao desenvolvimento de técnicas revolucionárias no tratamento de queimaduras, a UFC mostra o impacto social de suas pesquisas científicas.
Entre as diversas pesquisas, selecionamos dez que tiveram uma grande importância para a sociedade.
Big data e inteligência artificial contra o crime
Pesquisadores do Departamento de Computação da UFC desenvolveram ferramentas na área da big data e inteligência artificial que estão sendo usados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater o crime. Essa ferramenta permite fazer análises de manchas criminais, ver o posicionamento de viaturas em tempo real, acionar câmeras, identificar a impressão digital e ajudar a fazer a gestão de policiamento. O trabalho da polícia se torna muito mais eficaz, tanto para prevenir violências, como para resolver problemas. Segundo o próprio ministério, nas cidades que essas ferramentas foram utilizadas, o índice de homicídio caiu 44% em três meses.
Pele da tilápia no tratamento de queimaduras
Você já deve ter ouvido falar do uso da pele de tilápia no tratamento de queimaduras, visto que essa técnica extrapolou o mundo acadêmico e apareceu em séries de TV, como The Good Doctor e Grey’s Anatomy. Trata-se de uma técnica desenvolvida na UFC, juntamente com o Instituto de Apoio ao Queimado. A inovação revelou-se muito mais eficaz que os tratamentos convencionais para queimados, ganhando prêmios e reconhecimento internacional. As propriedades da pele de tilápia não param de surpreender, passou a ser usada em cirurgias de reconstrução vaginal, úlceras provocadas por varizes, entre outros tratamentos. Ainda há muito para se explorar da tilápia, atualmente os pesquisadores estudam outras 18 aplicações diferentes.
A descoberta de um novo planeta tem participação cearense – na verdade, é um exoplaneta, planeta fora do nosso sistema solar, que está a 2.900 anos-luz da Terra. O corpo celeste, que era desconhecido até então, foi mapeado por cientistas de vários países, dentre eles o professor e astrofísico Daniel Brito de Freitas, da UFC.
O IC 4651 9122B é parecido com o planeta Júpiter, mas é quase sete vezes maior. O tamanho do exoplaneta e sua posição no sistema estelar favorecem a existência de um planeta rochoso parecido com a Terra orbitando em torno de uma estrela.
Ketchup saudável desenvolvido por pesquisadores da UFC
Se você é de Fortaleza, talvez tenha visto o Natchup. Ele é um ketchup feito com acerola, abóbora e beterraba. Além de não ter conservantes em sua composição, ele também é rico em compostos antioxidantes, como vitamina C, carotenóides, antocianinas e flavonoides, que são nutrientes muito saudáveis. O Natchup é desenvolvido nos laboratórios da UFC, em parceria com a iniciativa privada. O produto foi um dos destaques da maior feira de alimentos do mundo, o Salão Internacional de Alimentação (SIAL), em 2018. A ideia surgiu de alunos que queriam criar um produto saudável e gostoso.
Novo tratamentos contra hanseníase
Pesquisadores da UFC criaram um curativo (que é chamado de biomembrana), a partir de proteínas vegetais que conseguem reverter feridas profundas causadas pela hanseníase. Essas feridas causam muito sofrimento para quem tem a doença. Em um dos casos tratados, um paciente lutava contra a ferida há 15 anos e não conseguiu reverter o problema, até usar a membrana. Existem medicações no mercado que promovem a cicatrização, mas são muito caras. Já a biomembrana, além de ser bastante eficiente, possui um baixo custo para ser desenvolvida. O trabalho surge da parceria entre pesquisadores é uma prova que a ciência tem forte impacto social.
Pesquisa trata da violência contra a mulher
Quais são os impactos da violência doméstica no Brasil? Perguntas como essa foram debatidas a fundo na Pesquisa de Condições Socioeconômicas e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDF Mulher), a maior investigação sobre o assunto feita na América Latina, com mais de 10 mil entrevistas. A pesquisa é coordenada pelo professor José Raimundo Carvalho, da UFC, em parceria com o Instituto Maria da Penha.
O PCSVDF Mulher calculou inclusive o impacto financeiro da violência contra a mulher (um prejuízo de cerca de R$ 957 milhões por ano), além de ajudar a compreender como funciona o ciclo da violência. Quatro em cada dez mulheres que viveram um lar violento na infância, disseram sofrer o mesmo tipo de violência na vida adulta, ou seja, existe um padrão que se repete, chamado de transmissão intergeracional de violência doméstica (TIVD), um padrão que perpetua o problema.
Imagine a possibilidade de consumir alimentos com farinha de trigo mesmo tendo doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten. O grupo de pesquisa Laboratório de Química Medicinal da UFC, estuda tornar isso possível graças à investigação da polpa do noni. O grupo isolou enzimas do fruto e descobriu que elas eram capazes de degradar as proteínas envolvidas na formação do glúten. A investigação pode ajudar no desenvolvimento de uma farinha sem glúten para celíacos ou pessoas que, por algum motivo, não podem consumir glúten.
Pesquisadores da UFC, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), estão desenvolvendo um nanossatélite com o objetivo de obter dados do semiárido nordestino, contribuindo para informações acerca da previsão climática, umidade do solo e monitoramento de mananciais, além de outras aplicações. A equipe já construiu a parede de bordo (espécie de cérebro do satélite), que se comunica com todos os subsistemas e permite a comunicação entre elas. Com baixo custo e alta confiabilidade, esse computador de bordo – que se chama Open OBC – foi escolhido para ser utilizado na Constelação de Nanosatélites Ambientais (CONASAT), projeto do Centro Regional Nordeste (CRN) do INPE.
Os impactos do fenômeno dos youtubers mirins
A Universidade também estuda os fenômenos sociais, como a atual onda de youtubers crianças e seu impacto para a infância, o que tem preocupado muitos pais e mães. O Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM), do grupo de pesquisa com o mesmo nome, vem avaliando a forma como as crianças se apresentam na Internet e como a publicidade tem impactado. A pesquisa investiga o lado positivo do fenômeno – como a melhora das capacidades comunicativas dos youtubers mirins -, mas também o lado prejudicial que afeta as crianças, também mostra como isso tem se tornado um mercado explorado por grandes marcas.
Goma de cajueiro contra refluxo
Uma nova forma de lidar com o refluxo está sendo estudada pelo Laboratório de Estudos da Fisiofarmacologia Gastrintestinal (LEFFAG) da UFC. Trata-se de uma pesquisa, realizada em parceria com a Queen Mary University of London, que identificou uma substância obtida a partir do caule do cajueiro capaz de proteger o esôfago dos incômodos causados pela doença. Comumente, o refluxo é tratado com medicações como o omeprazol, mas uma parcela de pacientes não responde bem a esses tratamentos, especialmente os que têm doença do refluxo não erosivo. Os pesquisadores lembram que a goma do caule do cajueiro não impede o refluxo de acontecer, mas alivia o desconforto causado por ele.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC