Área do cabeçalho

Estudo revela como coronavírus causa desbalanço nas proteínas de células humanas, abrindo frente para novas pesquisas

O vírus da Covid-19 tem estratégias diversas para infectar células de diferentes regiões do corpo humano. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e instituições parceiras traz novas respostas sobre como esse vírus age e mostra que ele modifica proteínas, alterando desde a estrutura das células até processos biológicos particulares como a produção de energia. Publicados na revista “Scientific Reports”, os achados avançam a pesquisa na área e podem servir para formular novos medicamentos e tratamentos para a Covid-19.

No total, os estudiosos encontraram 1.652 proteínas que tiveram sua produção aumentada ou diminuída em resposta à infecção. Além disso, eles descobriram que a infecção afetou 151 reações bioquímicas que processam proteínas e outras moléculas para manter nosso corpo funcionando corretamente.

O trabalho demonstra que, durante a infecção, o vírus causa um desbalanço na produção de proteínas de cada célula, em diferentes células do corpo humano. Quando isso acontece, as funções biológicas relacionadas a essas proteínas ficam desreguladas, prejudicando o funcionamento do corpo.

Fonte: Agência Bori

Saiba mais: Estudo revela como coronavírus causa desbalanço nas proteínas de células humanas, abrindo frente para novas pesquisas