Área do cabeçalho

Ferramentas de pedra de 2,75 milhões de anos mostram estabilidade tecnológica em meio ao caos climático

Mesmo diante de incêndios recorrentes, longos períodos de seca e mudanças radicais no ambiente, os primeiros hominíneos (primatas ancestrais dos humanos) do Quênia mantiveram a mesma tecnologia de ferramentas de pedra por cerca de 300 mil anos. Lâminas eram feitas com calcedônia, rocha rara e ideal para itens afiados, e mostram escolha intencional e habilidade técnica. 

É isso o que mostra um estudo internacional publicado na Nature Communications, que identifica no sítio arqueológico Namorotukunan, no noroeste do país, um dos registros mais longos e antigos da chamada tecnologia Olduvaiense, datada de 2,75 a 2,44 milhões de anos atrás.

As ferramentas — afiadas com precisão e usadas para cortar carne e vegetais — revelam uma impressionante consistência técnica entre gerações. Para os autores, isso indica que o domínio do corte e a transmissão de conhecimento já eram práticas consolidadas há quase três milhões de anos.  

A escolha sistemática desse material indica conhecimento técnico e geológico refinado, mostrando que esses grupos sabiam identificar e selecionar as melhores pedras para obter lâminas mais precisas e duráveis. Essa seleção criteriosa revela não apenas habilidade prática, mas também planejamento e transmissão de conhecimento entre gerações, explica  Dan V. Palcu Rolier, autor correspondente do estudo, ligado ao Instituto de Geociências da USP, ao GeoEcoMar (Romênia) e à Universidade de Utrecht (Holanda).

A equipe chegou às novas datas combinando métodos geológicos: análise de cinzas vulcânicas, assinaturas químicas das rochas e variações magnéticas registradas nos sedimentos. Esses indicadores permitiram reconstituir o ambiente do Plioceno, um período em que o vale do Turkana passou de planície úmida e fértil a um cenário árido e instável.

Fonte: Agência Bori

Saiba mais: Ferramentas de pedra de 2,75 milhões de anos mostram estabilidade tecnológica em meio ao caos climático