Área do cabeçalho

Hospital Universitário Walter Cantídio é referência no Norte e Nordeste na política de transplantes do Brasil

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, além de conceituada unidade de ensino e pesquisa, cumpre relevante papel social no Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital oferece procedimentos da mais alta complexidade na rede pública, sendo pioneiro e centro de referência em transplantes de órgãos no Norte e Nordeste.

Neste Setembro Verde, em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no próximo dia 27, o HUWC da UFC, gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), segue consolidando seu papel como exemplo de pioneirismo e expertise na área de transplantes.

O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC, integra a Rede Hospitalar EBSERH (Foto: Unidade de Comunicação Social/HUWC)

“O Complexo Hospitalar da UFC oferta para o SUS transplantes de órgãos sólidos [fígado, rim, pâncreas, córnea] e medula óssea há mais de 25 anos com taxas de sobrevida pós-transplante semelhantes aos melhores serviços internacionais. Atende pacientes de outros estados e regiões do País”

Profª Josenília Maria Alves Gomes, docente da UFC e médica do HUWC

A cada ano, a colaboração da UFC para a política de transplantes de órgãos no Brasil evolui por meio do HUWC. Em 2020, o HUWC havia registrado um total de 136 transplantes, dos quais 55 de rim, 58 de medula, 17 de fígado e 6 de córnea. Em 2021, foram realizados 57 transplantes de rim, 59 de medula, 27 de fígado e 8 de córnea, totalizando 151 cirurgias dessa natureza.

No ano passado, o HUWC realizou 199, 68 deles de rim, 37 de fígado, 78 de medula, 15 de córnea e 1 de pâncreas. Neste ano, HUWC realizou, até maio, 89 transplantes. Foram 24 de rim, 40 de medula, 15 de fígado e 10 de córnea. As informações são da Unidade de Comunicação Regional da EBSERH para o Ceará.

O pioneirismo do HUWC teve início em setembro de 1977, quando foi realizado o primeiro transplante renal do Norte e Nordeste. Em 18 de maio de 2002, foi a vez do primeiro transplante hepático do Ceará, como lembra o chefe da Unidade de Transplante de Fígado do HUWC, Prof. Huygens Garcia.

No HUWC, os pacientes que necessitam receber órgãos ou medula são avaliados nos ambulatórios específicos de transplantes por equipe multidisciplinar. Além da Unidade de Transplante de Fígado do HUWC coordenada pelo médico Huygens Garcia, como já mencionado, as outras unidades e respectivos médicos coordenadores são: de Transplante Renal e de Pâncreas, Paula Frassinetti; de Transplante de Córnea, Jailton Vieira; e de Transplante de Medula, Fernando Barroso.

Os procedimentos realizados no HUWC devolvem a qualidade de vida a centenas de pessoas que, por meio da doação de órgãos, ganham uma nova chance de viver.

Fonte: Portal UFC

Saiba mais: Hospital Universitário Walter Cantídio é referência no Norte e Nordeste na política de transplantes do Brasil