Jogo ensina química ao transportar alunos para cenários ambientais problemáticos
Para além da diversão, os jogos on-line viraram ferramentas de ensino e há alguns anos entraram nas salas de aula. Um exemplo são as adaptações do Escape Room para o ensino de química que ganharam uma versão testada e aprovada para conscientização ambiental. A autoria é da pesquisadora Rute Maria Rosa, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.
O Escape Room da Química, criado por Rute Rosa, tem como situação-problema um crime ambiental (fictício) ocorrido nas proximidades da Serra do Mar que teria gerado graves impactos nos recursos hídricos da Baixada Santista. Atraídos pelo jogo, a professora afirma que seus alunos vivenciaram experiências sensoriais (através de imagens e sons) com estímulo de emoções e habilidades que muitas vezes não são trabalhadas em uma aula tradicional.
A pesquisadora esclarece que os desafios do jogo estão baseados em exercícios relacionados a conceitos de química trazidos para a realidade dos alunos. A atividade é lúdica, ensina e é uma maneira de revisar o que já foi trabalhado em sala de aula, mas de uma forma diferente. “Cada desafio apresenta questões contendo alternativas; caso os alunos errem nas escolhas das respostas, a missão não é completada e aparece um feedback, permitindo que eles realizem novamente a tarefa”, informa.
“Quando o aluno compreende a importância do saber e o aplica em diversos contextos, ele transforma o meio que habita através da construção do seu próprio conhecimento, partindo de estratégias que buscam soluções para os conflitos do seu cotidiano”
Rute Maria Rosa
Fonte: Jornal da USP
Uma matéria de: Suzanna Nazar
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