Área do cabeçalho

Metade da costa cearense deverá perder pelo menos 10 metros de faixa de areia até 2040, prevê estudo pioneiro

Metade da costa cearense deverá perder pelo menos 10 metros de sua faixa de areia até o ano de 2040. Este é um dos resultados do primeiro estudo preditivo já realizado sobre a linha de costa do Estado, desenvolvido no Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará. As previsões apontam que Fortim, a cerca de 130 quilômetros de Fortaleza, é o município com projeção mais acentuada de erosão.

A pesquisa calculou uma predição da situação da linha costeira cearense para os anos de 2030 e 2040 e, em ambos os períodos, a margem noroeste do rio Jaguaribe, no município de Fortim, é a que apresenta as taxas mais elevadas de avanço do mar. Entre o ano de 2020, usado como base, e 2030, a referida área deverá perder 318 metros de costa. De 2020 a 2040, serão 436 metros perdidos pela erosão, termo usado para se referir ao recuo da faixa de areia em direção ao continente.

Além de Fortim, o estudo indica que os municípios de Icapuí, Cascavel, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Amontada, Itarema, Acaraú e Camocim também devem sofrer com intensas erosões até 2030. Para 2040, ressalta-se a tendência de avanço do mar na Costa Oeste do Estado, desde o chamado setor de Fortaleza, que inclui a capital e os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, aos setores da Costa Oeste, com Trairi e Itapipoca, e Extremo Oeste, alcançando Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz e Camocim.

Mapa ilustrativo da situação prevista para a linha costeira do Estado no período de 2020 a 2040 (Imagem: autores)

Fonte: Agência UFC

Uma matéria de: Sérgio de Souza

Saiba mais: Metade da costa cearense deverá perder pelo menos 10 metros de faixa de areia até 2040, prevê estudo pioneiro