Novo aplicativo AppHANS qualifica o combate à hanseníase
Nesta quinta-feira (27), aconteceu a transmissão do webinário para marcar o lançamento do AppHANS, uma ferramenta inovadora no combate à hanseníase. Desenvolvido para aprimorar o diagnóstico e monitoramento da doença, o aplicativo facilita o acesso à informações sobre diagnóstico precoce, tratamento adequado e prevenção. Iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), o aplicativo tem uma interface simples e intuitiva. O AppHANS permite que os profissionais de saúde registrem e consultem rapidamente dados sobre casos suspeitos e confirmados, contribuindo para uma gestão mais dinâmica da doença no país.
Durante o evento, Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), destacou a importância da ferramenta no processo de monitoramento e enfrentamento da hanseníase.
“O AppHANS é uma inovação que vem para agilizar o diagnóstico e melhorar o acompanhamento dos pacientes, fundamental para o controle da doença no país. Com ele, conseguimos organizar melhor as informações e permitir que os profissionais de saúde, em qualquer região do Brasil, tenham acesso a dados atualizados para tomar decisões mais rápidas e assertivas”
Afirmou Draurio.
Disponível para diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores, o AppHANS utiliza a tecnologia Progressive Web App (PWA), garantindo acesso fácil por meio de navegadores web e sistemas operacionais diversos. Oferece módulos para apoiar os profissionais em diferentes etapas do atendimento, para casos suspeitos, há orientações sobre a investigação clínica e o acompanhamento domiciliar. Para casos confirmados, o AppHANS oferece apoio com módulos sobre Classificação Operacional, Avaliação Neurológica Simplificada e Reações Hansênicas.
Fonte: Ministério da Saúde
Uma matéria de: João Moraes
Saiba mais: Novo aplicativo AppHANS qualifica o combate à hanseníase