Óleos naturais como o de açaí têm potencial para preservar madeiras amazônicas usadas no setor moveleiro
Óleos naturais podem ser importantes aliados para a conservação de madeiras expostas à ação de bactérias e insetos, segundo aponta pesquisa da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Em experimento, os óleos de açaí, buriti, dendê, murumuru e patoá se mostraram eficientes na redução de perda de massa de espécies de madeiras da Amazônia comumente usadas pelo setor moveleiro (atividades que envolvem a fabricação de móveis). Os resultados estão descritos em artigo publicado na “Revista do Instituto Florestal”.
A exploração legal da madeira amazônica é uma das principais atividades econômicas da região, com destaque para a indústria de móveis. Diante dos desafios para conservar e aumentar a durabilidade do material, que é suscetível às intempéries e também aos agentes da natureza, a pesquisa buscou responder o grau de atuação dos óleos naturais no tratamento preservativo das madeiras. A ideia era testar alternativas viáveis e menos nocivas ao ambiente, já que atualmente os produtos preservantes mais utilizados são sintéticos, considerados tóxicos e nocivos à saúde humana e de animais.
Para Mara Lúcia Valle, pesquisadora da UFSB e autora do estudo, os produtos naturais têm se tornado promissores na preservação das madeiras e devem ser estudados.
“Nós temos uma infinidade de produtos que podem ser extraídos da natureza e utilizados gerando baixo impacto ao ambiente. Precisamos de incentivo para realizar pesquisas com produtos naturais para achar soluções de preservação da madeira’’
Mara Lúcia Valle, pesquisadora da UFSB e autora do estudo
Valle destaca ainda que, além da sustentabilidade, estudos como esse podem ter reflexo na economia local. ‘’Em prévio estudo, verificamos que o setor madeireiro ainda enfrenta dificuldades para tornar seus produtos competitivos especialmente pela falta de conhecimento técnico-científico sobre o tratamento sustentável das madeiras, tendo em vista que algumas delas são por vezes subutilizadas, em virtude de algumas características indesejáveis, como a baixa resistência e durabilidade’’, diz.
Fonte: Agência Bori
Saiba mais: Óleos naturais como o de açaí têm potencial para preservar madeiras amazônicas usadas no setor moveleiro