Pesquisa feita em parceria com UNICAMP sobre vulcões na Amazônia ganha publicação internacional
Uma pesquisa elaborada em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal do Ceará rendeu publicação de artigo no periódico internacional Geoscience Frontier. O trabalho promove uma reconstrução ambiental de antigos vulcões existentes há aproximadamente 1,8 bilhão de anos na Amazônia, com o objetivo de esclarecer como era o ambiente geológico na região.
“Com este estudo, concluiu-se que as rochas vulcânicas (vulcões) têm aproximadamente 1,8 bilhão de anos e estão associadas a antigas caldeiras vulcânicas. Uma caldeira vulcânica é apenas uma denominação para uma forma de relevo circular e rebaixada, por onde a lava e os gases vulcânicos eram expelidos. Um exemplo clássico de uma caldeira é a caldeira vulcânica do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos”
Felipe Holanda dos Santos, professor do Departamento de Geologia da UFC e coorientador do artigo
A área analisada no estudo foi a região de União do Norte, distrito localizado no norte do estado do Mato Grosso. A escolha por esse local se deu por ele fazer parte da Província Mineral de Alta Floresta, situada na região Amazônica e uma das mais importantes províncias minerais do Brasil (regiões onde os processos minerais ocorreram de forma mais intensa).
Para realizar o estudo, foi feita uma reconstrução da região a partir de mapeamento geológico, por meio do qual são identificadas e descritas as rochas vulcânicas presentes no local, bem como os minerais que compõem a rocha vulcânica e a forma como as rochas estão distribuídas.
Fonte: Portal da UFC
Saiba mais: Pesquisa feita em parceria com UNICAMP sobre vulcões na Amazônia ganha publicação internacional