Pesquisadores da UFC desenvolvem emulsão mais barata e eficaz para tratamento da doença de Chagas
Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram uma proposta de tratamento mais moderno para a doença de Chagas a partir de dois elementos da flora brasileira, o cogumelo do sol (Agaricus blazei Murill), encontrado na Mata Atlântica, e a árvore mofumbo (Cobretum leprosum), nativa da Caatinga. Trata-se de uma emulsão que promete ser mais eficaz no combate à infecção no seu estágio crônico, bem como produzir menos efeitos colaterais no paciente.
Silenciosa e com altas taxas de mortalidade no país, a doença de Chagas ainda é um desafio de saúde pública, tanto na sua detecção quanto no seu tratamento. Nos últimos anos, cientistas têm verificado que, além dos efeitos colaterais, os medicamentos hoje utilizados no combate à doença têm demonstrado baixa eficácia na fase crônica. Os resultados desses mesmos fármacos quanto à reversão de lesões cardíacas decorrentes da infecção também não são satisfatórios, e alguns estudos indicam ainda um potencial carcinogênico (causador de câncer).
“A doença de Chagas é uma doença negligenciada, há poucas opções terapêuticas para o seu tratamento e as que existem ainda apresentam baixa efetividade e efeitos colaterais importantes. Assim, é de suma importância que a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento da doença sejam impulsionados, visando, acima de tudo, à melhoria da qualidade de vida dos pacientes acometidos por essa patologia”
Elenir Ribeiro, professora que assina como inventora principal da patente
Destaca a professora que a intenção dos pesquisadores foi o desenvolvimento de uma nanoformulação usando mofumbo e cogumelo do sol para o tratamento da doença de Chagas que pudesse ser usada isoladamente, contudo, ensaios complementares estão sendo conduzidos a fim de elucidar o potencial adjuvante da emulsão quando empregada em conjunto com as terapias convencionais.
Ainda de acordo com a estudiosa, o medicamento é inédito e traz vantagem quanto à redução de custos.
Fonte: Agência UFC
Uma matéria de: Cristiane Pimentel
Saiba mais: Pesquisadores da UFC desenvolvem emulsão mais barata e eficaz para tratamento da doença de Chagas