Área do cabeçalho

Pesquisadores da UFC desenvolvem equipamento que realiza higienização de próteses e aparelhos dentais

O uso de aparelhos e próteses dentárias de forma segura depende de uma boa higienização desses equipamentos, de modo a evitar infecções causadas por micro-organismos.

O invento é uma pequena caixa que utiliza tecnologia de LED de alta potência que, ao entrar em contato com um corante posto nas próteses e aparelhos, realiza a descontaminação dos equipamentos, causando a morte celular de agentes microbianos. A caixa pode ser usada com aparelhos protéticos, ortodônticos, placas oclusais ou guias cirúrgicas.

Funciona assim: o aparelho a ser higienizado (que pode ser construído com qualquer material, inclusive resina acrílica), depois de enxaguado com água, tem sua superfície coberta com o fotossensibilizador (um corante diluído) e é colocado dentro da caixa. Após poucos minutos, o aparelho é retirado, novamente enxaguado e já está pronto para uso.

A praticidade do invento é um fator que também permite a utilização em casa pelos próprios pacientes. “Pacientes idosos ou com problemas motores, que teriam dificuldade em executar uma escovação eficaz de suas próteses, por exemplo, se beneficiariam desse dispositivo”, aponta a Profª Karina Matthes de Freitas Pontes, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFC e uma das autoras do invento.

Fonte: Agência UFC 

Saiba mais: Pesquisadores da UFC desenvolvem equipamento que realiza higienização de próteses e aparelhos dentais

Imagem: Johnson Barros