Pesquisadores da UFC participam do maior estudo já realizado no Brasil sobre a poluição por microplásticos em regiões costeiras
Os professores Tommaso Giarrizzo e Marcelo de Oliveira Soares, ambos do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC), fazem parte da equipe executora do maior projeto já realizado no Brasil sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras. A iniciativa está em andamento e vai coletar amostras de água e areia em praias de todos os estados litorâneos do País.
Intitulado “MicroMar”, o projeto conta com pesquisadores de várias instituições brasileiras. Eles estão reunindo esforços para realizar um levantamento em larga escala sobre a poluição microplástica em praias situadas ao longo de toda a costa nacional. O objetivo é prover um diagnóstico atual, abrangente e inédito sobre essa temática no Brasil. A coordenação é do Prof. Guilherme Malafaia, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
Até o momento, os pesquisadores realizaram a coleta de mais de 6.700 amostras de água e areia em 750 praias localizadas em 300 municípios ou distritos nos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um total de 5.578 quilômetros de orla já foi percorrido de julho de 2023 a fevereiro de 2024.
Fonte: Portal da UFC