Planeta pode ultrapassar 1,5°C nos próximos cinco anos, diz relatório da Organização Meteorológica Mundial
Segundo relatório publicado na quarta-feira da semana passada (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), há 80% de probabilidade de que a temperatura média global anual exceda temporariamente em 1,5°C os níveis pré-industriais durante pelo menos um dos próximos cinco anos. A temperatura média global próxima à superfície deve ser entre 1,1°C e 1,9°C mais alta entre 2024 e 2028, comparada com o período de referência 1850-1900.
O alerta é mais um ‘aviso categórico’, conforme classificado no comunicado, de que o planeta está muito próximo de atingir os limites de temperatura estabelecidos no Acordo de Paris sobre a mudança do clima, quais se referem a aumentos de temperatura no longo prazo, ao longo de décadas, e não no prazo de um a cinco anos. O comunicado ainda afirma que a projeção de temperaturas globais mais elevadas reflete o aquecimento contínuo causado pelos gases do efeito estufa (GEE).
“A OMM está soando o alarme de que iremos ultrapassar o nível de 1,5°C numa base temporária e com frequência crescente. Já ultrapassamos temporariamente este nível em meses individuais – e de fato em média ao longo dos últimos 12 meses. No entanto, é importante sublinhar que violações temporárias não significam que a meta de 1,5 °C seja permanentemente perdida porque isto se refere ao aquecimento a longo prazo ao longo de décadas”
Ko Barrett, vice-secretária-geral da OMM
Segundo a OMM, as chances de ao menos um dos próximos cinco anos ultrapassar 1,5°C aumentou constantemente desde 2015, quando a probabilidade era próxima de zero. Entre 2017 e 2021, as chances eram de 20% e no relatório anterior (2023-2027) aumentaram para 66%. Agora, subiu para 80%.
Acesse o relatório Global Anual da MMO para Atualização Climática Decadal neste link.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Saiba mais: Planeta pode ultrapassar 1,5°C nos próximos cinco anos, diz relatório da Organização Meteorológica Mundial