Área do cabeçalho

Produto à base de óleos essenciais tem capacidade de reduzir a carga viral do sars-cov-2 em superfícies

Cientistas desenvolveram uma estratégia inovadora para o combate ao vírus causador da covid-19, encapsulando óleos essenciais de duas plantas aromáticas – alecrim-pimenta (Lippia sidoides), originária do Nordeste brasileiro, e cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), nativo da Indonésia – em nanocarreadores lipídicos (moléculas de gordura extremamente pequenas).

O produto vem sendo considerado pela comunidade científica como uma inovação significativa no combate ao sars-cov-2 devido à versatilidade das aplicações, que incluem desinfecção de superfícies, revestimento de máscaras cirúrgicas, membranas de filtros de ar e incorporação em formulações farmacêuticas tópicas. Os testes confirmaram o poder virucida dos dois óleos essenciais, aprimorado de forma significativa pela sua incorporação nos nanocarreadores lipídicos (sistemas biocompatíveis, biodegradáveis e desprovidos de toxicidade).

Os resultados do estudo mostram que a equipe – pesquisadores do Laboratório de P&D em Processos Farmacêuticos (Grupo Laprofar) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu – obteve um produto com capacidade de reduzir a carga viral do sars-cov-2 com potência 100 vezes superior à da solução de fenol a 1,0% (normalmente utilizada em desinfetantes).

Os testes também demonstraram que os nanocarreadores com óleos essenciais não são tóxicos para as células animais.

“Este produto não é um tratamento para a covid-19, mas sua capacidade de inativar o vírus representa uma importante ferramenta adicional para prevenir a contaminação e disseminação da covid e, potencialmente, de outras infecções virais”

Wanderley Pereira de Oliveira, professor e coordenador do Grupo Laprofar

Fonte: Jornal da USP

Uma matéria de: Rita Stella

Saiba mais: Produto à base de óleos essenciais tem capacidade de reduzir a carga viral do sars-cov-2 em superfícies