Professor da UFC é coautor de artigo publicado na “Nature” sobre papel dos manguezais amazônicos diante das mudanças climáticas
O Prof. Gabriel Nuto Nóbrega, do Departamento de Ciências do Solo e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), é um dos coautores de artigo publicado no respeitado periódico científico Nature Communications. Intitulado “The inclusion of Amazon mangroves in Brazil’s REDD+ program”, o artigo trata da inclusão dos manguezais da Amazônia no programa de REDD+ (sigla em inglês de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) no Brasil.
O trabalho, que possui financiamento da National Geographic, “lança luz ao papel crucial dos ecossistemas de manguezais na mitigação das mudanças climáticas e na promoção das práticas sustentáveis do uso da terra, destacando os grandes estoques de carbono contidos naqueles manguezais e os benefícios potenciais de preservar esses ecossistemas vitais na região da Amazônia Legal”, segundo informa o Prof. Gabriel Nóbrega.
A pesquisa na qual se baseia o artigo tem a coordenação do Prof. Angelo Bernardino, da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), em parceria com pesquisadores de diversas universidades do Brasil (entre elas a UFC) e do exterior (Austrália e EUA). O grupo procedeu a um inventário de mais de 190 parcelas florestais nos manguezais da Amazônia (ao norte e oeste da foz do rio Amazonas).
Fonte: Portal da UFC