Quem Somos

O Observatório Científico da Universidade Federal do Ceará visa promover reflexões na comunidade acadêmico/científica sobre a urgência em se consolidar programas, canais, ações e formatos já existentes ou a serem criados para popularizar a ciência, contribuindo para a construção do conhecimento ao permitir e estimular o acesso e o uso da informação científica e tecnológica pelos sujeitos dos mais diversos estratos sociais, principalmente para aqueles que vivem em situação de fragilidade social.

O Observatório Científico da Universidade Federal do Ceará nasceu de um projeto de pesquisa na modalidade iniciação científica aprovado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG) em 2020, de autoria e coordenação da professora Maria Giovanna Guedes Farias do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC.

O Observatório Científico da UFC conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI/UFC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os bolsistas de iniciação científica deste projeto foram João Gabriel Bastos de Carvalho (2023), Victória Isabelle Lopes de Mendonça ( 2023) e Ana Massonila da Silva Saraiva (2024).

Para que serve o observatório científico: para poder divulgar e popularizar o conhecimento científico produzido na universidade, a fim de ser disseminado, compreendido e utilizado pela sociedade.

Qual a importância do observatório científico: criar e aumentar a percepção pública dos brasileiros sobre a ciência, colaborando para que a população sinta-se mais interessada, integrada e co-partícipe do processo de produção do conhecimento científico.

Como funciona o observatório: firmamos parcerias internas e externas com pesquisadores e instituições com o objetivo de colaborarem conosco para o planejamento e implantação de ações junto à sociedade. Apoiamos projetos de outros observatórios, de pesquisadores, de grupos de pesquisa, tudo isso com o intuito de promover a ciência na sociedade.