Área do cabeçalho

Temperatura média do planeta rompe limite de 1.5°C em 2024, apontam centros meteorológicos

Atemperatura média global do planeta em 2024 ultrapassou pela primeira vez a marca de 1.5°C, comparado aos níveis pré-industriais, ao longo de 11 meses. Segundo os dados confirmados pelo serviço europeu de mudança do clima Copernicus, divulgados nesta sexta-feira (10), a temperatura média global ficou 1.6°C mais quente, comparado ao período de 1850-1900.

Os dados climáticos preocupantes de 2024 tem motivado um esforço de coordenação entre os centros meteorológicos globais incluindo a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), que divulgaram seus dados ao longo desta sexta-feira confirmando 2024 como o ano mais quente desde 1850 e ultrapassado o limite de 1.5°C.

“Os dados refletem os ‘alertas’ que a ciência está emitindo há muito tempo. As consequências do impacto antropogênico no clima já deixaram de ser ‘cenários’. A realidade com a qual estamos vivendo exige ações e decisões ambiciosas que permitam frear a aproximação com o ponto de não retorno”

Osvaldo Moraes, diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

A anomalia de temperatura de um ano, porém, não significa que tenha sido rompido o limite de 1.5°C estabelecido pelo Acordo de Paris, que se refere às anomalias de temperatura calculadas ao longo de pelo menos 20 anos. Contudo, o comunicado ressalta que as temperaturas estão subindo além do que os humanos já experimentaram.

O centro europeu reitera o que a comunidade científica global tem enfatizado ao longo de décadas: a mudança do clima provocadas pela ação humana é a principal causa dos extremos de temperatura na atmosfera e da superfície do mar. A principal fonte global de gases de efeito estufa (GEE) é proveniente da queima de combustíveis fósseis.

O fenômeno El Niño ocorrido entre 2023 e 2024, um dos cinco mais fortes já registrados, também contribuiu para o aumento da temperatura média global.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Saiba mais: Temperatura média do planeta rompe limite de 1.5°C em 2024, apontam centros meteorológicos