Trabalho da pós-graduação em Odontologia vence premiação em evento nacional de pesquisa e divulgação científica
Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Ceará conquistou o primeiro lugar no Prêmio Oral Science de Divulgação Científica, ocorrido durante a 40ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO), realizada de 2 a 5 de setembro em Campinas (SP).
Intitulado Efeitos da administração sistêmica do kombucha fermentado em chá verde na periodontite experimental em ratos, o trabalho foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC e resultou na dissertação de mestrado do estudante Everton Cavalcante, atualmente aluno de doutorado no PPGO.
Conforme explica a Profª Delane Gondim, a periodontite é uma doença inflamatória que compromete os tecidos de sustentação do dente, causando inflamação e perda dentária. Diversos tratamentos vêm sendo estimulados com vistas ao controle dessa doença, entre os quais se destaca a ingestão de probióticos. Porém, diz a docente, ainda não havia na literatura especializada sobre o tema trabalhos abordando o kombucha – bebida fermentada feita a partir de chás que contém leveduras e bactérias capazes de melhorar o funcionamento do intestino.
O estudante Everton Cavalcante diz que a pesquisa faz parte de uma busca por novas terapêuticas naturais, que visam livrar o paciente dos efeitos colaterais de antibióticos (hoje utilizados nos casos mais severos de periodontite) e que possibilitem ao indivíduo reduzir as consequências dessa condição.
Fonte: Portal UFC