UFC cria sistema de conservação de alimento para gado
A baixa disponibilidade de alimentos para os animais é uma das dificuldades pelas quais passa a atividade pecuária no semiárido nos períodos de estiagem. Uma das possibilidades para contornar o problema é a compra de forragem de outros locais, o que, por sua vez, gera outro contratempo: em longas viagens, o transporte prejudica a qualidade do alimento por conta da fermentação natural, o qual acaba por ser desperdiçado.
Com uma nova invenção produzida na Universidade Federal do Ceará, essa perda causada pelo transporte, pode ser evitada. Trata-se de uma caçamba lacrada com um sistema de acondicionamento capaz de realizar processo de silagem, um método que permite o armazenamento prolongado da forragem.
A forragem é um alimento essencial para a criação de gado, mas que depende de um processo eficaz de conservação. A silagem, ou ensilagem, é um processo que, para evitar a perda nutricional completa do alimento forrado, utiliza a chamada fermentação controlada. Alguns dos alimentos que costumam ser armazenados com silagem são o milho e o capim.
A ideia é que a caçamba sirva como um silo rígido, garantindo a manutenção da qualidade do alimento e de suas qualidades nutricionais, desde o produtor da forragem até o mercado consumidor de produtos forrageiros, ou seja, o criador de gado que sofre com a falta do alimento pecuário no semiárido.
Fonte: Agência UFC
Saiba mais: UFC cria sistema que auxilia na conservação de alimento para gado