Área do cabeçalho

UFC e Vale firmam parceria inédita para o desenvolvimento de novos materiais aplicados em descarbonização 

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis deu origem à primeira parceria PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a empresa Vale. Tendo à frente o pesquisador Diego Lomonaco, professor do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e coordenador do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT), o projeto foi acordado no segundo semestre de 2023 no valor de R$ 550 mil e abrange pesquisas com fins de redução das emissões de carbono na Vale.

Na Vale, o projeto será desenvolvido no Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF), que é um dos mais modernos centros tecnológicos em mineração e siderurgia do mundo. Atualmente, a Vale é uma das únicas mineradoras do mundo a manter um centro de pesquisa com essa estrutura. O CTF possui equipe multidisciplinar, diversos laboratórios e tem como foco pesquisar o uso do minério de ferro na siderurgia desenvolvendo soluções de carga e novos produtos, agregando assim valor ao portfólio da Vale e garantindo soluções adequadas às necessidades dos clientes. Recentemente, o CTF tem se firmado como um importante núcleo de excelência na estratégia de descarbonização (processo de redução de emissões de carbono na atmosfera) da siderurgia.

À frente do projeto está o Prof. Diego Lomonaco, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e coordenador do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT) (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Fonte: Portal da UFC

Saiba mais: UFC e Vale firmam parceria inédita para o desenvolvimento de novos materiais aplicados em descarbonização