Área do cabeçalho

UFC obtém patente de tecnologia que permite aumentar taxa de transmissão de dados na Internet

Para reduzir a latência na Internet, pesquisadores desenvolveram uma memória nanofotônica baseada em grafeno

Os pesquisadores Almir Wirth Lima Júnior e Sérgio Sombra desenvolveram na UFC, uma tecnologia que permite aumentar a taxa de transmissão de dados da rede, resolvendo alguns importantes gargalos existentes nas tecnologias atualmente utilizadas, como, por exemplo, o atraso nas mensagens e no compartilhamento de informações. Para isso, eles criaram uma memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) nanofotônica baseada em grafeno. 

Imagem produzida no Dall-e-2. Descrição: Grafeno.

O grafeno é conhecido como o material mais fino do mundo, suas características se resumem: extrema resistência, impermeabilidade, elasticidade e grande condutividade elétrica. Com suas propriedades, o grafeno possibilita uma maior velocidade na transmissão de dados e informações, melhorando assim o intervalo de tempo em que o pacote é enviado até que chegue ao seu destino.

Em vez convertê-los em sinais elétricos como nas memórias tradicionais, a nova memória precisa armazenar e ler diretamente os dados que trafegam pela fibra óptica sob a forma de sinais luminosos (por isso o nome “fotônica”). Assim, os dados chegam ao ponto de rede, são lidos pela nova memória e imediatamente encaminhados ao seu destino, reduzindo “os atrasos” que ocorrem nas redes, ou a também chamada latência na internet. 

Nesse momento a memória DRAM fotônica obtida a partir do uso do grafeno está no plano teórico, sendo concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e serão necessárias parcerias para que o projeto de pesquisa avance até obter o seu protótipo que será testado na internet, a também conhecida como rede mundial de computadores.

Fonte: AGÊNCIA UFC

Saiba mais: https://agencia.ufc.br/ufc-obtem-patente-de-tecnologia-que-permite-aumentar-a-taxa-de-transmissao-de-dados-na-internet/