UFC promove um projeto de recuperação de metais em lixo eletrônico
Projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) busca amenizar um problema que não é novo para o mundo, mas que persiste: os impactos do descarte incorreto de lixo eletrônico.
A ideia é realizar recuperação seletiva desses materiais, extraindo deles metais que podem causar danos ambientais quando descartados de modo impróprio. Os pesquisadores estudam agora técnicas para tornar essa recuperação eficiente e viável economicamente, com a perspectiva não só de reduzir impactos ecológicos, mas também de fornecer fonte de metais preciosos para a indústria.
O método estudado se baseia nos processos chamados hidrometalúrgicos. Em resumo, utilizando soluções químicas, os metais encontrados no lixo eletrônico são dissolvidos na água para depois ser separados e então poder ser usados novamente como metais puros, como explica o Prof. Mauro Andres Cerra Florez, um dos pesquisadores da UFC no estudo.
Atualmente, os estudos têm focado na recuperação de resíduos de placas de circuito impresso de computadores (aquelas de coloração verde que estão dentro das máquinas), mas não há impedimento para que o método seja usado também para placas de outros tipos de equipamentos.
Fonte: Agência UFC
Saiba mais: UFC trabalha com Nutec na recuperação de metais em lixo eletrônico