Área do cabeçalho

Uma das menores espécies de morcegos que comem frutas acaba de ser descoberta pela ciência. Batizada de Vampyressa villai, a espécie encontrada no sudoeste do México foi descrita por pesquisadores brasileiros das universidades federais de Viçosa (UFV) e da Paraíba (UFPB), com colaboração de cientistas da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), em artigo publicado na revista científica “Journal of Mammalogy”

A Vampyressa villai tem pelagem amarela, pesa cerca de oito gramas e é do tamanho de um beija-flor, com 50 milímetros. Habita florestas tropicais dos estados mexicanos de Oaxaca, Guerrero e, possivelmente, Veracruz. O animal faz parte do gênero Vampyressa, que se distribui do sudoeste do México até países da América do Sul, incluindo a Bolívia, a Argentina e o Brasil.

Foto: Giovani Hernández-Canchola/Arquivo dos pesquisadores

O fato de ser um morcego do grupo de espécies Vampyressa também surpreendeu os pesquisadores, já que as últimas espécies haviam sido descobertas em 1909 pelo britânico Oldfield Thomas e, antes disso, em 1843 pelo alemão Johann Andreas Wagner.

Fonte: Agência Bori

Saiba mais: Uma das menores espécies de gênero de morcego é descoberta por cientistas brasileiros e mexicanos